segunda-feira, 9 de maio de 2011

Roupas com mesma numeração, mas tamanhos diferentes

Você já provou uma calça com determinado número, o mesmo de sempre e não serviu?(deixando bem claro que você não emagreceu, nem engordou) A peça nem serviu ou ficou larga até demais? Isso é comum acontecer, principalmente quando usamos peças de várias marcas.

Houve até noticias de que a partir do mês de novembro de 2010 haveria uma padronização nas medidas das roupas dos brasileiros.  Isso significa que as calças número 40, por exemplo, terão o mesmo tamanho, independente da grife ou da modelagem.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a mudança deveria impor muitas reformulações no setor. A preocupação é definir as medidas referenciais com base no biotipo do brasileiro.

E agora me digam, alguém acreditou nisso?

As marcas estão mesmo seguindo sua própria tabela na hora de numerar as peças. O resultado? Ficou impossível acertar olhando apenas a etiqueta. Há uma padronização proposta pela ABNT, mas a adesão é voluntária.

Aqui no Brasil, as confecções não eram obrigadas a usar a tabela de medidas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, cada indústria usa o seu próprio padrão de medida, baseando-se em seu público-alvo. Isso não acontece em países como Japão e Estados Unidos, onde existem diferentes escalas de tamanhos de acordo com o biotipo da população.

Isso foi constatado em roupas para ambos os gêneros, através de pesquisas promovidas nos Estados Unidos por diferentes publicações. A Esquire.com encontrou 12,7 cm de diferença em uma calça com etiqueta 34, mas com 39 polegadas na verdade. Já a Nytimes.com constatou diferença de 3 tamanhos em vestidos de mesma numeração.

A ABNT realizou um levantamento antropométrico para chegar às referências numéricas. É feito um escaneamento do corpo humano de várias pessoas com características diferentes. O trabalho está sendo realizado em diversas regiões brasileiras. O objetivo é traçar um perfil do biotipo do brasileiro e, em cima disso, padronizar os tamanhos das roupas. O problema é que cada região do Brasil tem um biótipo diferente, o que torna mais complicado.

Link: http://www.fatorestilo.com/padronizacao-medidas-roupas/3196/
http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=96146

Fonte: www.usefashion.com
www.fatorestilo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário