quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Alunos da Universidade Positivo apresenta moda inclusiva


Nesta semana, os alunos do curso de Design de Moda da Universidade Positivo (UP), de Curitiba (PR), apresentaram coleções de moda inclusiva durante a 2ª Semana de Moda de Curitiba. Os estudantes criaram 5 modelos destinados a pessoas com síndrome de down, paralisia cerebral e cadeirantes. Além dessa coleção, outros 6 grupos de alunos apresentaram seus projetos nas passarelas do evento.

A proposta surgiu em maio, do aluno do 3º período do curso da UP, Kauan Novack, que acabou tornando-se o coordenador do projeto Núcleo de Moda Inclusiva.
 Segundo Kauan, o apoio da Universidade superou as expectativas. "Individualmente já pesquisava algo nesse sentido, em ver a moda além do estilismo, mas como design, um mecanismo de bem-estar e auto-estima, acessível para todas as pessoas. Então levei o projeto para a Universidade que aprovou a proposta e patrocinou", contou o estudante.

Para o evento, os alunos confeccionaram 7 peças para 5 looks. "Pesquisamos os pontos de tensão das pessoas. Nas comuns, os pontos são uniformes, para aqueles com alguma deficência há um ponto de tensão mais focado e foi aí que trabalhamos. Por exemplo, um cadeirante fica o tempo todo sentado, o down tem inchaços e então, busquei focar no conforto para estes locais a fim de promover bem-estar de quem vestia. Além disso, a ideia foi fazer essas peças com tecidos comuns, de fácil manuseio e disponibilidade na indústria têxtil com o intuito de atender o maior número de pessoas, afinal eles somam quase 20 milhões", argumentou.

Além da coleção de moda inclusiva, os alunos da UP marcaram presença na Passarela 1 (para profissionais) e apresentam 3 marcas: Ellora Whrinkles, NW Nowhere e Kah Von Novack. Já na Passarela 2 (para iniciantes), 3 projetos foram selecionados por professores de Design de Moda em um concurso realizado entre os alunos.

Link: http://www.usefashion.com/Categorias/Noticias.aspx?IDNoticia=100864
Fonte: http://www.%20usefashion.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário