segunda-feira, 25 de junho de 2012



Portfólio bem feito ajuda na procura por uma vaga
   Para conseguir um emprego, o profissional precisa mostrar que está à altura da vaga em questão. Nesta hora, um portfólio pode ajudar. O arquivo de trabalhos e projetos já feitos revela o estilo e a experiência do candidato e ajuda a conquistar o futuro chefe. Ele é como um capítulo ou anexo do seu currículo, só que às vezes é preciso contratar um desenhista para fazê-lo. Outra opção é montar um site - mais fácil de atualizar e também mais barato. O que importa é que as duas formas são vistas com bons olhos pelas empresas, pois demonstram investimento na carreira.
A arquiteta Danielle Nicoladelli, sócia do escritório Metri, diz que o portfólio é muito importante na sua área. "O cliente não precisa ir até o local da obra para conhecer um projeto", diz. Segundo ela, o cliente, geralmente, pede para ver o portfólio quando está decidindo se contrata ou não o escritório. "Nós tínhamos um portfólio em um caderno, bem bonito, com as mesmas letras, mas é muito caro e desatualiza rápido. O que vingou mesmo foi o portfólio do site." Para Danielle, o documento é mais uma ferramenta na hora de garantir um serviço, porque a indicação de outros clientes tem mais peso na sua área.
Para o especialista em marketing pessoal Alexander Baer, o portfólio é parte da estratégia para alguém mostrar seu talento no mercado de trabalho. "Não adianta ser o melhor profissional se for um eterno desconhecido", diz. Segundo ele, o portfólio deve conter tudo de bom que já foi feito pelo profissional, como os serviços, os projetos, as monografias e os trabalhos acadêmicos (boa opção para estudantes que estão ingressando no mercado de trabalho). Outra dica é fazer um portfólio diferente para cada vaga de emprego ou cliente, assim como é bom fazer um currículo específico para cada empresa que oferece uma vaga de emprego.
A professora da área de gestão, Vanessa Ishikawa, coordenadora do Hotel Tecnológico (pré-incubadora de empresas) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), diz que a importância do portfólio começa quando o profissional ainda está na sua formação. "Para abrir uma empresa no Hotel Tecnológico, o estudante deve passar por uma banca, fazer entrevista e fazer um protótipo do produto ou serviço, quando ele forma um portfólio", explica. Para ela, a apresentação gráfica do que o profissional já fez é importantíssima para que ele consiga ser bem sucedido no mercado de trabalho. "Serve para todas as áreas."


Mas nem todo mundo considera o portfólio algo tão essencial. Para a especialista em marketing Nelise Zymberg, existe uma questão ética à divulgação de trabalhos já feitos. "É preciso ter autorização para usar imagens e marcas. Hoje, o que considero importante mesmo é a referência, não o material que a pessoa está mostrando. Quem é bom, é recomendado", afirma. Ela diz que o portfólio não faz parte necessariamente do marketing pessoal, que consiste mais na forma como profissional se apresenta. "Na entrevista, isso vale mais do que o currículo. É quando a pessoa mostra seu comportamental."


*Portfólio, portafoglio, portafólio... 



Conforme o dicionário Aurélio, a palavra portfólio vem do inglês portfolio, que por sua vez, vem do italiano que tem o portafoglio (algo como porta-notas, a carteira). Existe no português ainda a palavra portafólio, que da nome a uma pasta usada para guardar papéis, desenhos, estampas e, por extensão, para material de divulgação comercial e profissional.


Por: Marco Sanchotene 
Fonte: Jornal GAZETA DO POVO

link:http://www.carreirafashion.com.br/site/conteudo/default.asp?ID_lateral=78&ID=156

Nenhum comentário:

Postar um comentário