terça-feira, 14 de junho de 2016

A fibra do abacaxi na moda

Usar de matérias naturais e reaproveitar materiais para desenvolver alguns produtos está cada vez mais comum, é uma questão de pensar na natureza, no futuro e em criações melhores para todos.

O couro hoje é um material cada vez mais escasso e tem sido criadas e encontradas alternativas para o produto. O couro vem de fonte animal, sendo assim a extração hoje já é bem menor e o custo do material é elevado. Já foi falado aqui no blog do couro de chá, mas hoje vamos falar do couro de abacaxi.

Tudo começou com Carmen Hijosa, ela trabalhava como consultora na indústria de couro filipina durante os anos 90, e começou a procurar alternativas para o material porque estava descontente com os produtos no mercado.

Acabou chegando em uma excelente ideia, o reaproveitamento da fibra de frutas, como o abacaxi, surgindo o couro sustentável chamado Piñatex.


Com a fibra de folha de banana, é possível fazer uma imitação de couro

As plantações de abacaxi, assim como de algumas outras frutas, rendem muitas folhas que não costumam ser aproveitadas na agricultura - porém, as fibras de celulose presentes nelas são perfeitas para produzir uma espécie de couro. Ou seja, além de poupar animais, a alternativa ecológica utiliza um material que seria queimado e descartado. 

O Piñatex se parece com uma lona, então é fácil de tingi-lo e lhe dar estampas e texturas diferentes. "Nós podemos fazer sapatos, bolsas, cadeiras, sofás, painéis. Ele até pode chegar aos interiores dos carros", Carmen aponta. A empreendedora acredita que o novo material ainda vai conquistar o seu espaço no mercado, mas como um produto novo e não uma simples imitação de couro.

Baseado em Catraca Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário