segunda-feira, 11 de julho de 2016

5 Tendências de calçados feminos

Aconteceu entre os dias 26 e 29 de junho, em São Paulo (SP), a Francal - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, trazendo os lançamentos do setor coureiro calçadista nacional para o verão 2016/17.

Uma atmosfera de otimismo foi percebida, com uma promessa de alavancar o setor em relação ao último semestre. O site da Usefashion listou as 5 tendências em calçados encontradas no evento.

Oxford flatform
Em termos de peça-chave, não há o que discutir! O sapato da vez é o oxford com solado flatform, visto em quase todos os estandes da feira. Com predominância dos tons claros e metalizados, os modelos trazem variações no cabedal como recortes na parte traseira, bostoques que lembram os clássicos brogues ou aplicações de metal. O solado é branco e pode ser liso ou com efeito tratorado.

Sandália com salto baixo
Outra peça que chamou atenção foi a sandália de tiras com salto bloco em altura mediana. Depois de muito tempo em que os saltos altos ou flats dominaram as coleções, os médios voltam a ter vez. Os modelos se caracterizam pela simplicidade das formas em materiais lisos e com acabamentos variados, como verniz, glitter ou camurça. Em alguns casos, o salto ainda pode receber um detalhe de metal como elementos decorativo.

 

Slider

Os modelos fáceis de calçar, conhecidos como sliders, também entram no mix de peças-chave. Sem nenhum tipo de fechamento e com modelagem aberta na parte do talão, aparecem em dois principais direcionamentos: o primeiro com cabedal estilo chinelo, de tiras grossas transpassadas e de uso hipercasual; e o segundo inspirado nos clássicos loafers masculinos em tons metalizados. Nos solados, há opções flat revestidas em corda ou plataformas.

 

Metalizado

Na cartela de cores do verão 2016/17, os tons metalizados são os protagonistas. Em alguns casos, surgem como um recurso de atualização dos modelos, trazendo um ar moderno aos cabedais clássicos. Em geral, prezam pelo efeito espelhado, tanto em tons prateados quantos dourados.

 

Azul claro


O azul claro, apontado como uma das cores do ano pela Pantone sob o nome de Serenity, ganha destaque na coleções de verão. O tom é valorizado por ser aplicado inteiramente nos modelos, desde acabamentos com texturas até os couros lisos.


Baseado no UseFashion Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário