quinta-feira, 28 de julho de 2016

Projetos do Inspiramais

No inspiramais são apresentados diversos projetos, a quipe do UseFashion Blog registrou:

Mix By Brasil
Projeto coordenado pelo estilista Jefferson de Assis que resgata o artesanato brasileiro, valoriza a mão de obra e as habilidades individuais, além de incentivar o uso de técnicas que unem artesanato e design, como forma de diminuir o impacto ambiental e social. Antes do Inspiramais, os artesãos de quatro comunidades participantes recebem consultoria, viabilizada pela Assintecal e Sebrae, de forma a auxiliar na criação e desenvolvimento de dez produtos em cada comunidade, que estão expostos no Salão.


Saberes Manuais
Para essa edição do evento, o projeto Saberes Manuais teve coordenação criativa da RatoRói Moda e Design. Eles investigaram a multiplicidade da cultura brasileira em palavras, gestos, músicas, danças, cores e técnicas artesanais, em uma composição compartilhada de nossas matrizes indígenas, europeias e principalmente africanas, que fazem de nós, o que realmente somos.
Todo o processo criativo foi norteado pela filosofia de um Brasil vasto e multifacetado, e da ideia africana do Ubuntu, de que pessoas dependem de outras pessoas para serem melhores.
Entre os projetos apresentados, os de fibra de banana foram prototipados com a Insecta Shoes. A fibra foi realizada em parceria com o grupo Ana Banana de São Francisco do Sul, que se dedica a fiação e a tecelagem. E os bordadidos com resíduos do pólo de São João Batista, pelas mãos da Clarice Borian.


Já as peças prototipadas pela Selo de Controle, são feitas com teares inusitados desenvolvidos com o artista têxtil Alexandre Heberte, com resíduos de pólos calçadistas, fita VHS, lâminas realizadas com plásticos provenientes de resíduos sólidos em parceria com a Associação Jaraguaense de Recicladores do Vale do Itapocu, entre outros materiais.


EcoDesign
Em sua 10ª edição, o EcoDesign tem como objetivo desenvolver couros de menor impacto ambiental destinados aos setores coureiro e calçadista, onde entra a utilização dos taninos vegetais, solventes a base d’água e produtos livres de cromo. Coordenado pela estilista Isabela Capeto, e patrocinado pela Tanac, o projeto promove a utilização de couros exóticos - como de tilápia e rã -  e de vacum apresentados em protótipos de calçados e acessórios, com base no conceito de menor impacto ambiental e maior aproveitamento das matérias-primas disponíveis.


Grupo Canoa
Trabalha com tramas e colagens de resíduos têxteis e de borrachas.


Marchetaria do Acre
Trabalha com incrustação de motivos amazônicos na madeira.


Oficina Manoel Carlos
Trabalha com a perfuração de couro atanado para chapelaria e acessórios.


Cores da Mata
Trabalha com entrelaçamento de sementes, fios e peças de madeira.


Vários projetos, com diversas propostas, fiquem antenados para as novidades e tendências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário