sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Uniformes Olímpicos

Um dos assuntos mais em alta, são os Jogos Olímpicos, principalemnte aqui no Brasil, sede dessa edição. Os jogos iniciaram dia 3/08, mas a abertura oficial do evento é hoje, dia 5/08. São desenvolvidos e uniformes e roupas para eventos de diversos países, é interessante ver o trabalho de grandes estilistas e grandes marcas em representar bem aquele país e os atletas. 

Brasil

Os uniformes oficiais do Time Brasil foram desenvolvidos pela estilista Lenny Niemeyer e fornecidas pela C&A. 

"No ano em que completamos 40 anos de atuação no Brasil, ter a oportunidade de desfilar nossa paixão pelo País e pela moda nessa grande passarela do esporte é algo muito especial. E nada mais simbólico que vestir nossos atletas com um uniforme que traduza toda a diversidade brasileira, usando a moda como uma forma de expressão", comentou Paulo Correa na coletiva de imprensa que apresentou os uniformes.

Inspiradas na natureza e em toda a diversidade que o País oferece, as peças se destacam pelos tons verde, azul e amarelo da Bandeira Nacional, que criam uma estampa que remete aos pássaros e às flores tropicais. Os tons de areia também estão presentes e remetem ao vasto litoral brasileiro, assim como os tecidos leves fazem alusão ao vento pelo movimento. 
Houve uma exposição de fotos, com os atletas Leonardo de Deus (natação), Chiuffa (handebol) e a dupla Duda e Luísa (nado sincronizado), todos vestidos com o uniforme. Também foi feito o lançamento oficial da campanha, intitulada "Misture, Torça & Celebre", e que conecta o universo esportivo ao mundo da moda.
Cuba
O país, que está em voga desde que voltou a ter relações diplomáticas com os Estados Unidos, tem sido inspiração frequente em coleções, como no desfile de resort da Chanel. Para os Jogos Olímpicos, mais de 100 atletas do país vão vestir, nas cerimônias de abertura e encerramento, criações feitas pelo designer de calçados Christian Louboutin em parceira com a loja vitural SportyHenri, do atleta francês Henri Tai. As peças são de alfaiataria e traduzem de forma elegante as referências do país, com calças encurtadas, blazeres com bolsos amplos e lapela, e uma cartela comporta por bege, vermelho e preto.
Canadá
Já a seleção canadense vai vestir peças desenvolvidas pelos irmão Dean e Dan, da Dsquared2, e que foram produzidas pela Hundson’s Bay, uma famosa loja de departamento do país. As peças ganha um tom mais moderno, misturando cortes de alfaiataria com detalhes esportivos, como ribanas e ajustes de colissês. O visual bastante jovem também é reforçado pelas referências no streetwear, com o nome do país e seu símbolo, a folha de plátano, aplicados em tamanhos grandes nos tops. 
Suécia
Atletas e delegação da Suécia irão se vestir com peças feitas por uma das maiores fast-fashions do mundo, e que é de lá mesmo: a H&M. Em tons de amarelo e azul, as peças focam na pegada esportiva, e além disso, trazem materiais alternativos e sustentáveis como poliéster reciclado. O mais legal é que para o verão europeu, a marca vai lançar uma coleção inspirada nesses uniformes e que vai trazer a ex-atleta Caitlyn Jenner como estrela da campanha.
Estados Unidos
Para os uniformes da delegação e dos esportistas americanos, a Ralph Lauren foi a escolhida, mostrando uma coleção mais tradicional e com referências do estilo preppy, super característico da marca. Entre os tons de branco, azul e vermelho, destacam-se peças como polos, bermudas e calças em sarja branca. Listras finas são aplicadas nas golas ou nas laterais, trazendo um ar mais esportivo aos modelos.
Reino Unido
Stella McCartney, que já tem experiência no universo esportivo por meio das suas parcerias com a Adidas, foi novamente escolhida para criar a coleção do Reino Unido. Preocupada com questões sustentáveis e ao mesmo tempo tecnológicas, a estilista desenvolveu peças com tecidos 10% mais leves que nas Olimpíadas de 2012, prezando por um visual esportivo e com referências navy.
França
Para seus trajes nonperformance, os franceses elegeram a Lacoste com a ideia de fazer peças que transmitissem um visual chique e que representasse o espírito esportivo da marca, fundada pelo tenista René Lacoste, inventor da camisa polo. Peças como calças e jaquetas trazem um design bastante limpo e comedido em cores, como branco e azul escuro. Teve até um vídeo de lançamento, olha só!

Baseado no UseFashion Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário